A SAAEC esclarece que as recorrentes faltas de água nos bairros Grangeiro, Lameiro e Sertãozinho, devem-se ao elevado consumo do recurso hídrico em decorrência das altas temperaturas do período de estiagem. Acontece que as localidades são abastecidas por fontes que permanecem com sua vazão normal, mas devido ao aumento da demanda, ocasionado pelo calor excessivo, ocorre a redução da pressão no sistema de distribuição, impactando principalmente as partes mais elevadas.
A diretoria técnica da empresa tem trabalhado no sentido de regularizar a situação, mas solicita a colaboração dos usuários quanto à economia e utilização de reservatórios (caixas d’água), evitando o desabastecimento nos momentos de maior pico de consumo, momento em que a pressão diminui.
O Diretor Técnico, Rafael Novais, ressalta que atitudes simples como evitar lavar calçadas e carros com mangueira, além do uso de regador para irrigar jardins, tem grande importância para garantir a manutenção da pressão na rede. “É preciso também atenção para atividades domésticas e de higiene pessoal. Estimativas indicam que aproximadamente 75% da água consumida numa casa são gastos nos banheiros, por esse motivo a orientação é de banhos breves”, acrescenta Rafael.