quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Ações das Forças de Segurança resultam em aumento de 17,32% nas apreensões de armas de fogo no Ceará em julho

Resultado das ações estratégicas desempenhadas pelas Forças de Segurança, o Estado registrou um aumento de 17,32% nas apreensões de armas de fogo no mês de julho de 2024 em relação ao mesmo período de 2023 em todo o território cearense. Durante o mês de 2024, foram apreendidas 569 armas de fogo, 84 artefatos a mais em relação ao mesmo mês de 2023, quando foram apreendidos 485 dispositivos. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A região que apresentou maior aumento foi a região Interior Sul, que alcançou um incremento de 43,16% nas apreensões de arma de fogo no quadro comparativo entre os meses dos dois anos. Em julho de 2024, 136 equipamentos foram apreendidos. Já no mesmo mês do ano passado, 95 artefatos foram retirados de circulação devido ao trabalho das equipes da Segurança Pública do Estado.

“A redução é creditada a esse empenho das nossas forças policiais para ampliar a presença e abordagens onde há uma maior movimentação de pessoas e onde a Supesp nos aponta que os crimes acontecem, por meio das manchas criminais”, afirmou Roberto Sá, secretário da Segurança Pública e Defesa Social.

O gestor da SSPDS agradeceu o empenho dos profissionais que culminou no resultado e destacou o trabalho estratégico das forças de segurança. “O reforço na presença e essa abordagem resultaram nesse aumento das apreensões de armas. Deixo o meu agradecimento a esses profissionais, dizendo à população que essas apreensões vão aumentar, inclusive com a posse de novos profissionais, prevista para outubro”, pontuou. “A arma de fogo é o instrumento mais utilizado para tirar vidas, então, quanto mais armas de fogo retirarmos de circulação, mais estaremos evitando mortes”, concluiu o titular da pasta.

Outras regiões

Além disso, também foi registrado um aumento de 19,73% nas apreensões desse tipo de equipamento na região Interior Norte, um incremento de 29 armas apreendidas na comparação. Em julho deste ano, foram apreendidas 176 armas de fogo; já em julho de 2024, 147 dispositivos haviam sido apreendidos.

Já na Região Metropolitana de Fortaleza, o aumento nas apreensões de armas de fogo foi de 12,5%, com 126 equipamentos apreendidos em julho deste ano, e 112 armas apreendidas em julho do ano passado, um aumento de 14 armas de fogo. A cidade de Fortaleza manteve a quantidade de 131 armas apreendidas nos meses de julho de 2024 e 2023.

Redução nos roubos

Outro resultado positivo divulgado esta semana foi o dos indicadores de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) que, em julho deste ano, registraram uma redução de 15,5% no comparativo com o mesmo mês do ano anterior em todo o Estado. A redução foi registrada em todas as regiões do Ceará.

Outros Posts