A rodovia BR-040, localizada entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora (MG), ganhará duas passagens suspensas para a fauna, com o objetivo de diminuir o atropelamento de animais silvestres na área. Antes do projeto, foram necessários o estudo do local, os animais e seus hábitos, para assim ser desenvolvida a melhor solução.
De início, as primeiras passarelas serão para primatas, marsupiais e roedores. Serão instaladas em Novembro a 86 e 95, na Serra de Petrópolis, visto que o local escolhido já teve diversas incidências de animais nas vias da região.
Os dados recolhidos do Projeto Caminhos da Fauna, indicam que nesse trecho da BR-040, foram resgatados aproximadamente 800 animais silvestres nos últimos anos, e 36 apenas em 2022. Já os números de atropelamento foram de 981 em 2019, de acordo com os últimos dados disponíveis.
Para a construção das primeiras passagens desse tipo no trecho, serão utilizados materiais naturais e videomonitoramento. Na rodovia de Minas Gerais também já existe uma passagem subterrânea que serve de apoio para esses animais, pois o local acolhe diversas espécies como o mico-leão-dourado, ouriços, gambás, e pequenos roedores como a cuíca e o rato-do-mato.