quinta-feira, 25 de julho de 2024

1 milhão de litros de esgoto foram coletados e tratados durante a Expocrato

A Ambiental Crato esteve presente na Expocrato 2024 com ações ambientais e educativas, realizando, pela primeira vez na história do evento, a coleta e o tratamento de todo o esgoto produzido nos nove dias do evento. Além disso, a empresa pode interagir com o público da maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, explicando como funciona o sistema de esgotamento sanitário e a importância do serviço para a saúde e o meio ambiente.
Durante os nove dias de Expocrato a Ambiental Crato realizou, de forma pioneira, a coleta e tratamento de aproximadamente um milhão de litros de esgoto, produzidos na feira e no festival musical que aconteceram simultaneamente. “Realizamos a limpeza dos mais de 500 banheiros químicos espalhados no parque, onde foi feita a coleta do esgoto gerado e direcionamos para a ETE Seminário. E ainda atuamos com a equipe de responsabilidade social, conscientizando sobre os riscos do descarte de lixo e óleo na rede de esgoto, que podem provocar problemas na rede de esgoto e a poluição das nossas águas”, destaca o Gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra.
O permissionário Nerivaldo Morais, dono da barraca Maravia, trabalha há 20 anos no inferninho da Expocrato e conta o que mudou após a instalação da rede aérea no Riacho da Matinha, no ano de 2023. “Antes era muito dificultoso da gente trabalhar aqui, porque não tinha para onde o esgoto escoar, ficando verdadeiras poças d’água, e o pessoal pisava nessa lama. Mas desde o ano passado, com o saneamento chegando aqui para nós, melhorou muito”, concluiu.
Educação Ambiental
Além do serviço de esgotamento sanitário, A Ambiental Crato promoveu um espaço para educação ambiental e relacionamento com o público, localizado na entrada do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, durante todos os dias. Logo na entrada, os carismáticos mascotes representando as redes de Água, Esgoto e Drenagem, recepcionavam o público da feira. E quem entrou no espaço pôde conhecer como funciona o sistema de esgotamento sanitário, participar de jogos educativos e entender um funcionamento de uma Estação de Tratamento de Esgoto através de maquetes. Além de um espaço de explicação sobre as responsabilidades das duas empresas que atuam nos serviços de água e esgoto na cidade: Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) e Ambiental Crato.
A aposentada Francisca Gonçalves disse que essa foi uma oportunidade de aprender sobre como funciona esse serviço, no município. “Eu moro em São Paulo, mas todos os anos passo uma temporada no Crato, onde tenho uma casa e venho para visitar familiares. Espero que o Crato alcance esse índice do marco legal e que tenhamos acesso ao tratamento do esgoto em toda a cidade”, afirma.
Evolução do serviço de esgotamento sanitário
Criada em agosto de 2022, em pouco mais de um ano de atuação, a Ambiental Crato elevou de 3% para 25% o índice de coleta e tratamento de esgoto do Crato. Com a revitalização de cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), atualmente a cidade conta com o tratamento de 130 milhões de litros de esgoto por mês, que deixam de contaminar os rios e córregos do município.

Outros Posts