domingo, 22 de dezembro de 2024

Copa do Mundo de 2026: Nova York sediará a grande final, enquanto o México será o palco do jogo de estreia

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou no último domingo, 4, os estádios escolhidos para sediar a grande final e o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2026. O estádio MetLife, em Nova York, será o palco da final da 23ª edição do Mundial de Futebol, enquanto o Azteca, no México, sediará o jogo de abertura. Com 39 dias de duração e 104 partidas, a edição de 2026 será a mais longa de todos os tempos.

Além dos estádios, a FIFA também divulgou os detalhes do novo calendário de jogos. Na próxima edição, o Mundial contará com a participação de 48 seleções. Na fase inicial, os times serão divididos em 12 grupos. As duas primeiras seleções mais bem ranqueadas em seus grupos, bem como os oito terceiros lugares mais bem pontuados no geral, avançam para as oitavas de final, fase mata-mata da competição.

Também em 2026, será a primeira vez em que uma Copa é sediada em três países diferentes: EUA, Canadá e México. Ao todo, 16 cidades serão sedes de jogos do próximo Mundial, sendo: 11 americanas, três mexicanas e duas canadenses.

Para evitar problemas de logística, a FIFA dividiu os jogos em três blocos: Costa Oeste, Central e Costa Leste. Na primeira fase, as seleções cumprirão o regime de confrontos em uma única área. Além disso, a FIFA também determinou que as seleções anfitriãs irão cumprir a fase de grupos inteiramente em seus países.

 

Por Rafael Silva com supervisão de Pedro Paulo Vieira

Outros Posts