PORGeorge Wilson
- Publicidade -
Dog Run Notícias

 

O artista Alexandre Lucas, conhecido pelos seus trabalhos artísticos e pedagógicos à frente do Coletivo Camaradas, na comunidade do Gesso, em Crato, escancara o conceito de arte para o povo ao propor a exposição na casa de 30 moradores.

“Minha exposição na tua casa” reunirá diversos desenhos do artista que serão expostas na fachada da casa de moradores da comunidade. A intenção de Alexandre, que integra além do coletivo o projeto do Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea – é transformar a casa dos moradores em pontos de galeria de arte, através da doação de suas obras. Ele reconhece a comunidade como um complexo de possibilidades artísticas.

Os trabalhos doados serão escolhidos pelos próprios moradores e serão feitos registros fotográficos das obras nas residências. O artista irá compor uma exposição fotográfica com os registros e pretende gerar uma nova exposição e um material pedagógico para refletir sobre o contexto histórico-social de circulação e ocupação da arte fora do circuito legitimado das artes.

As obras que irão compor essa exposição são desenhos que remetem a dubiedade e multiplicidade de faces humanas. A exposição deverá ter início esse mês e deverá contemplar cerca de 30 moradores. Confira algumas as obras a serem expostas:

Alexandre Lucas, de 40 anos, é artista e ativista do mundo artístico e cultural, com experiência em questões sociais e atuante há 11 anos no Coletivo Camaradas e também ligado a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Ele afirma que essa exposição contribui para o processo de questionamento artístico e estético; fator importante para alfabetização e reflexão sobre as artes. Ele diz que a visualização do trabalho possibilita isso, já que imagens inquietam o olhar e remetem a pergunta ” o que é isso?”. O artista também enfatiza que não é uma exposição para ter visitantes, mas para que a arte possa compor o cotidiano dos moradores.