5 cuidados ao dirigir em dias de chuva

Foto: Reprodução.
- Publicidade -
Brisanet Interno

 

As chuvas tendem a aumentar no fim do ano, e a expectativa é que permaneçam até o início do ano seguinte. Água é um bom sinal numa região como a nossa, pois indica um bom inverno, com colheita e recarga nos açudes. Porém, também podem trazer preocupações quando as cidades não são preparadas para bons níveis de chuva, principalmente para os motoristas. Veja cinco dicas de cuidados na direção em dias chuvosos.

1.Freios

“Não se deve pisar de uma vez, senão o pneu vai travar e arrastar o veículo pelo terreno, deslizar”, explica o engenheiro mecânico Angelo Figueiredo. Os cuidados com o freio são importantes principalmente pelo fenômeno da aquaplanagem, quando uma superfície de água fica sob a pista, tornando-a escorregadia para os veículos. Nestas vias, mantenha distância dos veículos da frente e reduza bem a velocidade. “É importante verificar se as pastilhas estão gastas, o que geralmente ocorre após 20 a 30 mil quilômetro rodados”, diz o engenheiro. Evite frear ao passar por uma poça.

2.Pneus

Cheque se os pneus do veículo estão em dia. A recomendação é que eles sejam trocados quando o indicador visual no próprio pneu chegar a marca TWI. Mas essa troca pode ser adiantada para esta época de chuva, caso esteja muito próximo de atingir a sinalização ou se os pneus já estiverem dando sinais de desgaste antes do tempo. Se a grana estiver pouca, os pneus traseiros devem ser os priorizados na hora da troca.

3.Para-brisa

Uma dica para desembaçar o para-brisa é simplesmente ligar o ar-condicionado, podendo complementar a limpeza com um paninho. Verifique também se os limpadores estão conservados. “Se houver qualquer indício de vazamento de água no para-brisa, se os limpadores não estiverem fazendo o caminho correto, tem que trocar”, comenta Angelo. Faça testes antes de sair de casa jogando água e vendo como as paletas estão trabalhando. Os cuidados com o para-brisa são importantes para garantir boa visibilidade aos motoristas.

4.Faróis 

Fique atento se nenhuma das lanternas está queimada ou fraca. Os faróis são importantes aliados para a segurança. Pode ocorrer de acumular água no interior dos faróis, podendo causar pane no sistema elétrico. Para evitar isso, procure um especialista para vedar o equipamento. “Normalmente quando se passa em um aguaceiro, há condensação de vapor para dentro dos faróis, é preciso limpar.” E também não esqueça de usar o farol mesmo de dia durante a chuva. “O farol pode ser polido para aumentar a luminosidade”, sugere.

5.Motorista

Um dos maiores cuidados parte do motorista mesmo. Devido a baixa visibilidade em dias de chuva, é preciso mais atenção à travessia de pedestres, aos carros da frente e aos obstáculos. “Trafegar em baixa velocidade e atenção dobrada”, diz Angelo.