Alunos de 27 escolas da rede de ensino público, do município de Juazeiro do Norte, participaram, na tarde da última segunda-feira (12), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A solenidade contou com mil alunos na quadra do Ginásio Municipal Professor Santana, no bairro São Miguel, no município que integra a Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.
Ao todo, 27 crianças tiveram suas redações escolhidas e estas receberam bicicletas como premiação do bom desempenho textual. A redação contou com o tema: “O que eu aprendi no Proerd e como vou usar em minha vida”. Na ocasião, os alunos desenvolveram o conteúdo ministrado em dez encontros divididos em três módulos: escola, polícia e família. As aulas do Proerd aconteceram uma vez por semana durante dez aulas.
A formatura foi realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do comando-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Mais de mil crianças participaram da cerimônia de conclusão do curso realizado no município.
“As aulas foram ministradas semanalmente e uma vez por semana durante 50 minutos. Os policiais militares do Proerd direcionam as crianças sobre o papel da PMCE na comunidade, além de conceitos de riscos e consequências, e como lidar com situações que provoquem tensões”, ressaltou o instrutor do Proerd e da Cogei de Juazeiro do Norte, subtenente Fontes.
Sobre o Proerd
O Proerd é um programa essencialmente preventivo e comunitário que conta com a contribuição de 18 instrutores espalhados por todo o Estado. A atual edição contemplou 500 estudantes de 15 escolas públicas de Fortaleza, com faixa etária entre nove e doze anos. Segundo dados do programa, 6.800 crianças foram formadas pelo curso somente neste semestre.
As ações do programa acontecem nas escolas, com a presença de policiais militares devidamente capacitados, que atuam de forma preventiva e sob um viés educacional e de responsabilidade social junto às comunidades, como mais um fator de proteção, contribuindo e se somando aos esforços das demais modalidades do policiamento ostensivo realizadas pela PMCE na promoção da segurança pública na região.