O Município do Crato foi escolhido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), como referência em gestão municipal pelos estudantes e professores do curso de Administração Pública da Instituição, um dos mais bem conceituados do Brasil. Os alunos já iniciaram as atividades nos diversos setores a administração e permanecerão no município até a próxima sexta-feira, para conhecer de perto os projetos bem sucedidos, para estudo de caso. No final, a FGV realiza a devolutiva dos estudos, por meio de relatório produzido pelos estudantes.
O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o Vice-prefeito, André Barreto, e Secretários Municipais, receberam os integrantes da FGV para um primeiro momento de diálogo e esclarecimento aos estudantes do direcionamento da gestão municipal, que se pauta desde o início através de planejamento estratégico para investimentos. Ele destacou setores como Saúde, Educação, Desenvolvimento Agrário, Finanças, Infraestrutura e Planejamento, dentre outras áreas essenciais para a realização de projetos em benefício da população, principalmente aqueles segmentos mais vulneráveis, e do crescimento em diversas áreas.
Os alunos afirmaram que um dos principais pontos que fez com que o Crato fosse o Município de análise, se encontra justamente no destaque da gestão municipal, e diversos projetos bem-sucedidos. E esse fato chamou a atenção pela organização mantida, o planejamento e os investimentos em áreas essenciais, além da expansão e o desenvolvimento do Município.
Antes, os 7 universitários e a supervisora de turma, Haline Floriano, estiveram reunidos com secretários municipais, para falar sobre os projetos direcionados a cada pasta. Eles também desenvolvem estudos relacionados a projetos estaduais, e federal, e por último realizarão atividades voltados para os projetos de impactos internacional, referentes à formação em administração pública.