terça-feira, 16 de julho de 2024

Sistemas inteligentes contribuem com a conservação hídrica, afirma gerente da CAS Tecnologia

Nos últimos anos, vimos um aumento na busca por tecnologias e soluções que contribuam com o setor de abastecimento e saneamento em todo o mundo. Os processos de tratamento de água têm alcançado avanços significativos, com o desenvolvimento de técnicas e equipamentos mais eficientes na remoção de poluentes e contaminantes.

Segundo o levantamento mais recente do Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável em nosso país, e quase 100 milhões não possuem coleta de esgoto, agravando ainda mais a situação para famílias vulneráveis. Nesse cenário, o desenvolvimento tecnológico surge como uma ferramenta crucial na gestão eficiente, no tratamento e na conservação dos recursos hídricos.

O gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil, explica que o mercado já disponibiliza soluções que realizam a análise de dados de medição de água, como as redes smart water. Para ele, a combinação de tecnologias avançadas, como Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), permite identificar precocemente possíveis problemas, além de gerenciar tomadas de decisões e promover o uso eficiente da água.

“As soluções smart water têm sido reconhecidas como uma ferramenta importante para melhorar a eficiência da gestão da medição, reduzir perdas e desperdícios, além de promover o uso consciente da água. Nesse sentido, é crucial continuar investindo em tecnologias que promovam a preservação dos recursos hídricos e garantam o acesso à água potável para a população”, ressalta Brasil.

Neste contexto, o novo marco do saneamento, a Lei nº 14.026, aprovada em 2020, visa melhorar a qualidade dos serviços públicos de saneamento básico e assegurar que 99% da população receba água potável, além da coleta e tratamento de esgoto, com o objetivo de universalizar esses serviços. Esse marco também deve impulsionar as empresas a investirem em tecnologias disruptivas e inteligentes aplicáveis ao setor.

Segundo Brasil, “esta atualização reforça a importância de investir em tecnologias inovadoras, como as soluções de redes inteligentes smart water, com o objetivo de atingir as metas estabelecidas e assegurar que toda a população tenha acesso a serviços de saneamento básico de excelência.”

Outros Posts