O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 3% no ano passado, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), conforme relatado pelo Monitor do PIB, uma ferramenta que acompanha e antecipa o comportamento do PIB no país. Grande parte desse crescimento pode ser atribuída ao setor agropecuário.
De acordo com o levantamento, em dezembro, o país apresentou um aumento de 0,6% em relação a outubro e de 2,1% em relação a dezembro de 2022. Em termos trimestrais, o quarto trimestre de 2023 registrou um crescimento de 0,1% em relação ao trimestre anterior e uma elevação de 2,3% em relação ao quarto trimestre de 2022.
O crescimento brasileiro foi impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, que teve um aumento de 15,8%, com destaque para a produção de soja. Os setores de serviços e indústria também apresentaram crescimento, ainda que mais modesto, com taxas de 2,5% e 1,4%, respectivamente.
Além disso, o comércio exterior teve um impacto significativo no crescimento do PIB. As exportações registraram um aumento de 9,5% no ano passado, de acordo com os dados apresentados pela FGV.
Por Rafael Silva com supervisão de Pedro Paulo Vieira