A avaliação considera diversos critérios, divididos em duas classificações. A primeira é a transparência ativa, que analisa a divulgação de informações atualizadas no site institucional. A segunda é a transparência passiva, relacionada ao atendimento às solicitações de dados pelos cidadãos, conforme estipulado pela Lei de Acesso à Informação, a Lei das Estatais e a Lei de Proteção ao Usuário do Serviço Público.
“Essa evolução demonstra o empenho contínuo da companhia quanto à transparência e prestação de contas, em especial em relação à transparência ativa, que alcançou a nota máxima de 100%. A conquista não apenas reforça o posicionamento da Cagece como uma empresa que valoriza a transparência e a participação cidadã, mas também reflete seu esforço em democratizar o acesso à informação”, comemorou Michele Arlinda, gerente de Governança, Riscos e Conformidade.
Ao disponibilizar informações de forma objetiva e acessível no Portal da Cagece, a companhia facilita o acesso dos cidadãos às informações de interesse, sem que seja necessária a formalização de solicitações específicas. Além disso, desde 2020, a Cagece conta com o Comitê Setorial de Transparência, com o objetivo de assegurar o cumprimento das normas relacionadas ao acesso à informação de forma eficiente. A medida reafirma o compromisso da Cagece em promover a transparência e fortalecer os laços de confiança com a sociedade.