O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), por meio da unidade móvel do programa Conectados pela Cura, em parceria com o Cariri Shopping, realizará nesta quarta-feira (30), das 7h às 17h, no estacionamento do shopping, 80 consultas gratuitas com pediatra e oncologista pediatra para crianças de Juazeiro do Norte. A ação têm como objetivo diagnosticar precocemente o câncer infantojuvenil e facilitar o acesso de crianças e adolescentes ao atendimento especializado.
A escolha de Juazeiro do Norte para receber a ação considera, entre outros fatores, o fato de o município ser o mais populoso da região do Cariri. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 7.560 novos casos de câncer em crianças e adolescentes em 2026. Atualmente, o Complexo Oncológico Pediátrico Carlo Acutis, do HMSVP, acompanha 29 crianças em tratamento e disponibiliza mensalmente 100 novas vagas para triagem. No entanto, parte dessas vagas ainda não é preenchida, reforçando a necessidade de ampliar a identificação e o encaminhamento de possíveis casos.
O câncer infantojuvenil se refere a um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células. Diferentemente do que ocorre com diversos tipos de câncer em adultos, não existem medidas específicas de prevenção para os cânceres que acometem crianças e adolescentes. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental, podendo elevar as chances de cura em até 80% quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada adequadamente.
Desde o início deste ano, a equipe do Complexo Oncológico Pediátrico Carlo Acutis percorre os 45 municípios que integram a região de saúde atendida pelo Hospital São Vicente, promovendo capacitações para profissionais da Atenção Primária sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A estratégia busca fortalecer a rede de atenção e contribuir para que crianças com suspeita da doença cheguem mais rapidamente ao serviço especializado.




