segunda-feira, 21 de abril de 2025

Morre o Papa Francisco, aquele que reaproximou à Igreja do Padre Cícero

Na manhã desta segunda-feira (21), o Papa Francisco viveu sua páscoa. A notícia do falecimento do santo padre foi divulgada esta manhã, pelo cardeal Kevin Joseph Farrell. Francisco faleceu aos 88 anos, as causas da morte não foram informadas, mas o pontífice ficou 38 dias internado com problemas respiratórios.Em sua última aparição,  o Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.

Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano. Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas em razão de diversas infecções respiratórias.

Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório. Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, o papa vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.

Francisco e o Padre Cícero

Francisco foi responsável por acrescentar mais capítulos a história do Padre Cícero Romão Batista. Assim como o Papa Leão XII, que recebeu o patriarca do Juazeiro em 1898, em 2015, após anos de lutas e pesquisas, a Igreja Católica Apostólica Romana, em 13 de dezembro, emitiu uma carta de reconciliação com Padre Cícero, esta que foi apresentada pelo então Bispo de Crato, Dom Fernando Panico.

“É inegável que o padre Cícero Romão Batista, no arco de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e, por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por este mesmo povo”, expressou o papa Francisco, em carta assinada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.

Anos depois, ainda com muitas lutas e pesquisas, Francisco surpreendeu a todos, e em 20 de agosto de 2022, o atual bispo de Crato, Dom Magnus Henrique, tornou pública a autorização para abertura do processo de beatificação do Padre Cícero. A autorização veio por por meio de uma carta recebida pela Diocese do Crato, no dia 24 de junho do mesmo ano.

“Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil. É com grande alegria que vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do Santo Padre, o Papa Francisco, uma carta do Dicastério das Causas dos Santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de Servo de Deus”, disse o bispo de Crato durante a celebração.

Dicas de filmes: 
  • Conclave (2025) – Prime Vídeo
    “Com a morte do Papa, o cardeal Lawrence reúne um grupo de sacerdotes para eleger seu sucessor. Cercado por líderes do mundo todo nos corredores do Vaticano, ele descobre uma trilha de segredos profundos que podem abalar a própria fundação da Igreja.”
  • Dois Papas (2019) – Netflix
    “O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Juntos, eles precisam superar suas diferenças e construir um novo caminho para a Igreja Católica.”

Outros Posts