A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) iniciou, nesta segunda-feira (14), o Curso de Habilitação de Oficiais Policiais Militares, com 64 subtenentes. O objetivo da capacitação é que esses profissionais de segurança alcancem o oficialato no âmbito de sua corporação. Ou seja, em breve, esses homens e mulheres ascenderão para o cargo de 2º tenente da PMCE.
A aula inaugural foi realizada no auditório da Aesp e contou com as presenças do coordenador de Ensino e Instrução da Academia, coronel Evandro Queiroz, do chefe do Estado Maior e subcomandante da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Vandicles Oliveira, e do coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Polícia Militar e coordenador do 1º pelotão do Curso de Habilitação de Oficiais Policiais Militares, coronel Jano Marinho.
Em sua fala de abertura, o coronel Evandro Queiroz ressaltou que a turma será a primeira a ser realizada dentro da reestruturação anunciada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, em março deste ano.
“A Aesp, recentemente, passou por uma reestruturação, quando a instituição possuía apenas uma Coordenadoria de Ensino para cuidar de todos os cursos. Hoje, a instituição possui Diretoria de Ensino Policial Militar, Diretoria de Ensino Bombeiro Militar, Diretoria de Ensino Policial Civil e Diretoria de Ensino de Perícia. Então, hoje, há uma diretoria dedicada exclusivamente à Polícia Militar. Vocês fazem parte do primeiro curso a ser realizado nessa nova dinâmica”, explicou.
Após as apresentações iniciais, os alunos assistiram a uma palestra sobre a reestruturação orgânica da PMCE, ministrada pelo subcomandante da PMCE, coronel Vandicles Oliveira.
“O objetivo é inteirá-los sobre essa nova estrutura, do que foi criado e daquilo que foi transformado de companhia para batalhão. E como ao fim do curso eles serão promovidos a tenentes, é importante que eles conheçam um pouco daquilo que nós, comando da Polícia Militar, que assumimos agora em fevereiro, pensamos para a instituição”, destacou o subcomandante da PMCE.