quarta-feira, 16 de abril de 2025

Curso Cuidadora de Idoso é iniciado em Crato, em parceria com a Uece

O número de pessoas com 65 anos ou mais de idade no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos, atingindo mais de 22,1 milhões em 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados demonstram uma acelerada transformação na população brasileira, exigindo políticas públicas voltadas para esse público, incluindo a formação de mão de obra.

É nesse contexto que a Universidade Estadual do Ceará (Uece) iniciou, na noite desta terça-feira (8), em parceria com a Prefeitura de Crato, o curso “Cuidadora de Idoso”. A iniciativa tem carga horária de 160 horas-aula e é realizada por meio do programa Mulheres Mil.

“A Uece está fortemente comprometida com o desenvolvimento socioeconômico do Ceará por meio da educação. Por isso, além das graduações e pós-graduações, a Universidade possui um histórico de sucesso em cursos profissionalizantes, democratizando o acesso à educação e ofertando oportunidades de crescimento pessoal e profissional no interior do Ceará”, destaca o reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares.

Em Crato, 40 mulheres serão capacitadas para atuarem nesta nova realidade. O curso será ministrado por Maria Luiza Peixoto Brito, Professora Especialista da Uece. Conforme explicou a secretária executiva da Assistência Social e Cidadania de Crato, Ticiana Cândido, durante a aula inaugural, o curso irá oportunizar uma atuação profissional e também desmistificar o envelhecimento como algo ruim ou ligado à doenças. “As novas profissionais estarão aptas a incentivar um envelhecimento ativo, para melhorar a qualidade de vida à medida que se envelhece”, explica.

Módulos

O curso “Cuidadora de idoso” será composto por oito módulos: Envelhecimento humano  senescência e senilidade; Direitos da pessoa idosa; Políticas públicas para a pessoa idosa; Interação, comunicação e relações interpessoais; Cuidados em relação às atividades cotidianas; Prontidão para agir em situações imprevistas; Cuidando de quem cuida; e Mercado de trabalho  empreendedorismo e mídias digitais.

As aulas ocorrerão durante três dias por semana, no período da noite. E cada participante receberá material didático e ajuda de custo durante a qualificação profissional. Ao concluírem o curso, elas serão certificadas pela Uece.

Outros Posts