A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) integra a programação da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece a partir desta sexta-feira (4) até o dia 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará. Além de contar com um estande da companhia onde serão realizadas atividades interativas de responsabilidade socioambiental, o evento também está sendo patrocinado pela Cagece com um recurso de R$ 150 mil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
No estande da Cagece, inserido na programação oficial da Bienal, o público poderá participar de atividades que sensibilizam sobre o uso responsável da água e o compromisso com a sustentabilidade, por meio de pintura para crianças. Além desta, a companhia vai oferecer aos visitantes a experiência de conhecer uma estação de tratamento de água, por meio do uso de óculos de realidade aumentada, destacando a importância de uma gestão eficiente dos recursos hídricos. Fora do estande também serão realizadas pela companhia ações de contação de histórias e apresentação do teatro de fantoches.
A participação da Cagece na Bienal reafirma o papel da companhia como uma instituição que acredita na transformação social por meio do conhecimento. “Com o patrocínio por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Cagece reforça sua importância na promoção do conhecimento e no desenvolvimento cultural e social, garantindo que eventos como a Bienal Internacional do Livro do Ceará se consolidem ainda mais no nosso estado, tendo em vista a tamanha relevância e valor de programações dessa natureza para a cultura no Ceará e também para o país”, afirma Thereza Martins, assessora da Cagece.
Promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura (MinC), a Bienal se destaca como a única do Brasil com programação 100% acessível ao público, reforçando seu papel como uma política pública de incentivo à cultura e à leitura.
O tema da XV edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará é “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, uma celebração da força feminina transformadora na literatura. O evento homenageia mulheres escritoras, destacando suas contribuições para a literatura cearense, brasileira e internacional.
A programação completa da Bienal contará com debates, workshops e oficinas literárias, além de espetáculos artísticos e musicais. Para conferir os dias e horários de cada atividade, acesse bienaldolivro.cultura.ce.gov.br.