Há três anos o Complexo Ambiental Caminhos do Horto potencializa uma grande rede que amplia o acesso à cultura e à educação ambiental, beneficiando diretamente a Comunidade do Horto, Salgadinho e visitantes, se tornando um marco para o desenvolvimento sustentável e para preservação da rica cultura do Cariri cearense. Como forma de celebrar essa trajetória, na sexta-feira (28/03) acontecerá a programação gratuita de aniversário do Equipamento. Com o tema “Cultivando os Caminhos”, o evento reafirma o legado desse triênio construído junto à comunidade, bem como fomenta a continuidade das ações que garantam o vínculo com os princípios do equipamento e os anseios da comunidade.
De acordo com a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, o Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um elo entre cultura, meio ambiente e turismo sustentável. “Um exemplo de como fé, arte, preservação e educação ambiental podem contribuir para o desenvolvimento local. Parabéns pelos três anos do equipamento que só fortalece o vínculo natureza e cultura local, gerando impactos sociais, ambientais e econômicos positivos para o Cariri e para o Ceará”, disse.
Vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Complexo Ambiental promove vivências ambientais, culturais, educativas e inclusivas, por meio de atividades de formação, difusão e fruição, que acontecem majoritariamente no entorno da Colina do Horto e do Salgadinho, fortalecendo o elo das comunidades com o equipamento.
“O Horto é um solo sagrado, onde cultura, fé e natureza se entrelaçam em uma rede de memória e pertencimento. Nestes três anos, vimos essa terra pulsar com os saberes tradicionais, florescer com a educação ambiental e ecoar nas trilhas do turismo sustentável. A parceria entre o Instituto Dragão do Mar e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará fortalece o compromisso coletivo de preservar e nutrir esse patrimônio para as futuras gerações. Muito mais que um Teleférico, o Caminhos do Horto é meio ambiente, cultura, saberes, comunidade e um espaço onde o passado e o futuro se encontram, onde cada passo ressoa história e cada olhar encontra beleza”, afirma Rachel Gadelha, diretora presidente do IDM.
O gestor executivo do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, Ricardo Borges, reitera a potencialidade do equipamento atuar diretamente com as comunidades do Horto e Salgadinho. “É um equipamento turístico e também de mobilidade urbana que veio somar no território, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região. Para além da gestão do Teleférico, o Complexo Ambiental desenvolve ações socioculturais nas comunidades do Horto e Salgadinho, promovendo ações de formação e de fruição. Dessa forma, percorre os Caminhos do Desenvolvimento, Caminhos da Preservação e Caminhos da Tradição, valorizando os patrimônios da Colina do Horto”, pontuou.