Um policial militar do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi um dos destaques da etapa nacional do campeonato de Jiu-Jitsu Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP Jiu-Jitsu Pro). A competição aconteceu nesse final de semana, 1 e 2 de fevereiro, em Fortaleza (CE) e teve como medalhista de ouro o cabo Wilfred na categoria faixa marrom pesadíssimo da série master 2. “A última luta foi intensa, emocionante e de tirar o fôlego”, narra a experiência da conquista da medalha de ouro.
“Qualquer policial deveria ter noção de alguma arte marcial. No meu caso, que pratico o jiu-jitsu, é evidente que esse esporte me ajuda com técnicas de controle e imobilização, de forma eficaz e com o mínimo de força. Além disso, com o treinamento constante, o policial é capaz de aumentar a autoconfiança e o controle emocional, cruciais em situações de alto estresse, proporcionando condicionamento físico e flexibilidade ao atleta”, observa.
“Muitas vezes precisamos agir em áreas confinadas, como dentro de veículos e áreas fechadas, e o jiu-jitsu ensina técnicas de combate corpo a corpo, ideais para esses tipos de espaços. O jiu-jitsu também proporciona tomadas de decisões rápidas em situações em constante mudança e permite ao militar conhecer melhor a si, desenvolvendo o uso progressivo da força. Ou seja, as artes marciais são essenciais para o policial moderno”, recomenda.
Para o atleta, que já se consagrou vice-campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu nas faixas marrom e azul, em 2019 e 2022, respectivamente, a emoção do pódio nunca perde a intensidade. “Cada medalha marca um novo capítulo, representando uma batalha vencida, não só contra os oponentes, mas contra os próprios limites. Mesmo que a experiência te traga mais maturidade e foco, a emoção de estar no pódio sempre traz aquele sentimento inigualável de conquista e realização”, conclui.
O evento
O AJP Fortaleza é um evento mundial realizado anualmente em Fortaleza, um dos principais pólos de jiu-jitsu do Brasil. A competição atrai atletas de diversas partes do Brasil e do mundo com a participação de categorias de base até os mais experientes, promovendo a inclusão de atletas juvenis, adultos e master. As disputas são divididas por faixa, peso e idade, com regulamentos rigorosos quanto à vestimenta e segurança dos atletas.