A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou mais de 7 mil visitas educativas e de sensibilização na região do Cariri durante o ano de 2024. As ações acontecem por meio da Gerência de Responsabilidade e Interação Social e tem como objetivo educar sobre saneamento básico, conscientizar a população sobre o uso responsável da água, além de reforçar a importância da adesão à rede de esgoto.
Com foco nos clientes da companhia, centros educacionais e instituições parceiras, as ações incluem visitas porta a porta, palestras educativas, rodas de conversas, apresentações de teatro de fantoches e entrega de informativos sobre saneamento básico.
Natália Bezerra, técnica social da Cagece, reforça a atuação das equipes, “o trabalho da Interação Social junto à população contribui para que todos tenham conhecimento prévio sobre os serviços executados e ofertados pelo companhia, tornando a relação entre cliente e Cagece mais próxima.”, pontua.
Em Juazeiro do Norte, a equipe social atua desde 2022 na linha de frente das obras para setorização do abastecimento, informando a população sobre os benefícios do projeto e todas as etapas da obra, bem como registrando demandas dos clientes. Municípios como Barbalha e Altaneira também receberam as equipes sociais em ações sobre a importância e o bom uso da rede coletora de esgoto.
Parceria com o setor comercial
Neste ano, a mobilização social teve ainda a participação do setor comercial da companhia para sanar dúvidas dos clientes sobre tarifação, além de realizar a inserção de moradores aptos na tarifa social, bem como atualizações cadastrais, parcelamento de dívidas, trocas de titularidade e demais serviços ofertados pela Cagece. A ação acontece através de demanda dos clientes e/ou solicitação pela equipe da unidade.