quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Crato adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

O município do Crato aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que é um sistema público legalmente instituído pela Lei nº 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN).

O SISAN permite elaborar e articular políticas de segurança alimentar e nutricional em âmbito nacional, estadual e municipal, bem como monitorar e avaliar as mudanças que ocorrem na situação de alimentação e nutrição. Permite, ainda, verificar o impacto dos programas e ações de segurança alimentar e nutricional sobre a população para a qual se destinava a política.

Os órgãos governamentais dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e as organizações da sociedade devem atuar conjuntamente na formulação e implementação de programas e ações que constituem a política nacional de segurança alimentar e nutricional.

O município conseguiu aderir ao SISAN cumprindo com os critérios e tendo instituído o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Este sendo presidido por representante da sociedade civil local, composto por 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de governamentais, tendo Instituído a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), composta por secretarias que realizam ações de Segurança Alimentar e Nutricional e a gestão municipal tendo assumido o compromisso de elaboração do plano de segurança alimentar e nutricional.

Hoje, o Crato oferece mais de cinco mil refeições por semana, totalizando mais de 20 mil mensais. Com cardápio nutritivo e rico em vitaminas, proteínas e ferro, o Restaurante Popular e as cozinhas comunitárias aderidas no Programa Ceará Sem Fome garantem dignidade e segurança alimentar aos cratenses.

Outros Posts