quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Políticas de prevenção e tratamento de HIV/AIDs oferecem mais qualidade de vida em Juazeiro do Norte

Em Juazeiro do Norte, o Centro de Infectologia e a Atenção Primária promovem ações efetivas no combate ao HIV/AIDS e outras ISTs, oferecendo, gratuitamente testes, métodos de prevenção, acompanhamento e tratamento, garantindo melhor qualidade de vida às pessoas soropositivas.

Com tratamento e acompanhamento adequados, pessoas com HIV/AIDS têm acesso a avanços significativos, como explica o médico infectologista Pablo Pita: “Graças aos avanços médicos, os tratamentos atuais para o HIV são modernos, com medicamentos sem efeitos colaterais. Consistem em apenas dois comprimidos diários, que controlam a doença rapidamente. Em dois a três meses, a doença está controlada, e o paciente pode retomar sua rotina, inclusive no trabalho e no convívio social”, afirma.

HIV não é sinônimo de AIDS. O HIV é o vírus, enquanto a AIDS é o estágio avançado da doença, que enfraquece o sistema imunológico. Segundo Pablo, o diagnóstico precoce é essencial para prevenir o avanço da doença. “A pessoa que se testa regularmente e inicia o tratamento cedo evita desenvolver a AIDS”, ressalta.

Em Juazeiro do Norte, a testagem de HIV e outras ISTs ocorre nos PSFs e no Centro de Infectologia, onde também são distribuídas profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) para prevenir o HIV.

No ano passado, graças às políticas de saúde voltadas à prevenção, Juazeiro do Norte foi reconhecido pelo Ministério da Saúde com o Selo Prata no combate à transmissão vertical do HIV/AIDS. “A transmissão vertical é um indicador de saúde não só para o HIV, mas também para outras infecções gestacionais, como a sífilis”, destaca o médico.

Com uma equipe multidisciplinar, o Centro de Infectologia é referência no tratamento e suporte integral aos pacientes soropositivos. A unidade funciona das 7h30 às 17h, no antigo prédio da Sesau, na Rua Tabelião João Machado.

Outros Posts