domingo, 24 de novembro de 2024

Assinada ordem de serviço para construção do CETRAS, em Crato

Em uma solenidade marcada por discursos e presença de autoridades municipais e estaduais, o município de Crato deu um passo histórico na área do bem-estar animal, nesta quinta-feira, 31, com a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) do Cariri. O evento reuniu representantes do poder público, ambientalistas, e membros da comunidade, celebrando o avanço em direção à proteção e recuperação de animais silvestres resgatados.

Com investimento de R$ 11 milhões e uma estrutura planejada para atender às demandas da biodiversidade regional, o CETRAS será implantado em uma área de 50 mil metros quadrados, sendo 3 mil metros quadrados de construção, divididos em vários recintos, dentre eles um laboratório moderno, uma clínica especializada e o escritório regional da Semace Crato. A contrapartida do município do Crato foi a doação do terreno, localizado no Sítio Batateira, ao longo da rodovia CE-292.

O novo equipamento será dedicado ao cuidado triagem, e reabilitação de animais resgatados de situações de risco, maus tratos ou tráfico ilegal, além de servir como base para ações de fiscalização e educação ambiental. O projeto é uma parceria entre o Governo do Ceará, Secretaria de Obras Públicas (SOP) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Durante a cerimônia, o prefeito Zé Ailton destacou a importância do centro não só para o Crato, mas para toda a região do Cariri. “Estamos cuidando de um patrimônio natural valioso, que é a Chapada do Araripe, cumprindo nosso dever de proteger a fauna que representa a nossa identidade e riqueza ambiental”, afirmou.

Ele destacou também o trabalho do município em garantir que o equipamento saísse do papel e se tornasse realidade para ONGs e protetores. “Esse é o primeiro CETRAS do Ceará e fará toda diferença para o cuidado devido às espécies presentes na nossa Chapada do Araripe”, comentou.

Autoridades ambientais presentes também ressaltaram a relevância do CETRAS para o combate ao tráfico de animais e para a educação ambiental, prevendo parcerias com instituições de pesquisa e escolas para promover a conscientização sobre a preservação da fauna. O início das obras representa um marco na política de preservação ambiental e promoção do bem-estar animal no Crato, fortalecendo a cidade como referência na proteção animal.

A solenidade encerrou com a expectativa de que o novo centro, previsto para ser concluído até o final de 2026, seja um importante instrumento para proteger a biodiversidade da Chapada do Araripe, reafirmando o compromisso do Crato com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

Outros Posts