Neste mês de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, mais precisamente no dia 21. O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove a inclusão de todas as pessoas no contato com a natureza e a biodiversidade presentes na Floresta Nacional do Araripe.
Pensando nisso, o CAMC, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE Campus Crato, do Curso Integrado de Agropecuária, realiza no sábado, 28 de setembro, às 10h, o 2º Encontro de Inclusão e Acessibilidade: ecoturismo inclusivo.
O encontro será uma caminhada pela Trilha Ecológica Mirante do Caldas, que possui um percurso de 450 metros, onde os visitantes terão a oportunidade de usufruir de uma jornada sensorial completa, possível graças à parceria com o EcoMapss, um projeto de extensão do Instituto Federal do Ceará, campus Crato.
Na referida trilha, a interação com a natureza acontece por meio de sinalização acessível, com placas em braille, cordão guia para locomoção, e pontos de descanso ao longo do percurso. Os visitantes terão a chance de conhecer uma fauna e flora diversificadas, com espécies como cotias, jacus, gato-mourisco, copaíba, visgueiro, janaguba, entre tantas outras. O Complexo Ambiental Mirante do Caldas ressalta que a natureza pode e deve ser acessível a todas as pessoas.
Sobre o Mirante do Caldas
Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 17h30.