Sob olhar emocionado de familiares de doadores, religiosos, servidores e colaboradores da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, e representantes de outros órgãos do Governo do Ceará, a sede da Pefoce recebeu, nesta terça-feira (24), a 4ª edição do ato ecumênico “Gratidão”, que celebra as famílias de doadores de córneas no Ceará.
O Estado ocupa, atualmente, o 1° lugar do Brasil, em número de transplantes de córnea por milhão de habitantes. Entre janeiro e junho de 2024, o Ceará realizou 633 procedimentos, totalizando 144 atendimentos por milhão de habitantes. Os dados constam no relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgado no último dia 6 de setembro. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) desempenha um papel importante no resultado, ao colaborar com a captação e transplante de córneas no Estado, por meio de um Termo de Cooperação firmado com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou que a participação da Pefoce no processo ressignifica um momento de luto para as famílias, que com respeito à memória de quem faleceu, decidem doar as córneas. “A profissão de vocês, que participam desse processo, e a atitude das famílias doadoras nos leva para um momento de muita paz. Que bonito seria se o mundo emanasse esse amor que vemos aqui. Quem dera que o mundo fosse somente solidariedade, altruísmo e esse desejo de ver o próximo bem. Eu só tenho a parabenizar aos envolvidos e ao trabalho da nossa Pefoce e da Sesa. Vocês transformam um momento doloroso em um momento de amor ao próximo”, disse.
Atualmente, a captação de córneas ocorre na sede da Pefoce em Fortaleza e nos núcleos regionais de Juazeiro do Norte, Sobral e Itapipoca. O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, destacou a responsabilidade da Perícia Forense no processo. “Nós, como parte da Segurança Pública, estamos ali na nossa missão, com trabalhos técnicos, com intuito de colaborar com as outras Forças, e temos muito orgulho de ter essa parceria com a Sesa, que nos possibilita participar de atos tão nobres e importantes para o povo cearense. O que estamos presenciando aqui, nesta solenidade, é o amor de famílias que, com a doação, levaram luz à vida de outras pessoas”, destacou.
Durante o ato ecumênico, servidores familiares e transplantados trocaram palavras de afeto e agradecimento. O vendedor Erasmo Lima foi transplantado há quatro meses. “Por conta de uma situação muito grave, eu precisei do transplante de córnea. Foi algo de um dia para o outro. E consegui salvar meu olho e voltar a ter uma visão razoavelmente boa. Não foi 100%, pois o outro olho já estava comprometido com o glaucoma. Mas agradeço por não ter perdido completamente a visão e conseguir voltar a trabalhar”, celebrou.
No evento, a enfermeira do Instituto Banco de Olhos do Ceará (IBOC), Lisiane Paiva Alencar, destacou a importância do acolhimento aos familiares que perdem seus entes e decidem doar os órgãos a quem precisa. O momento foi encerrado com a entrega de flores, realizada por integrantes do IBOC, às famílias.
Além do secretário da SSPDS, Roberto Sá; e do perito geral da Pefoce, Júlio Torres, participaram da solenidade: o perito-geral adjunto da Pefoce, Átila Oliveira; o médico legista Mário Lima, representando a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel/Pefoce); a tenente-coronel e coordenadora de Gestão de Pessoas (CGP) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Vanesca Lopes; a médica Eliana Régia Barbosa, orientadora da célula do Sistema Estadual de Transplante da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa); a médica oftalmologista e diretora do IBOC, Marineuza Rocha; a enfermeira do Instituto Banco de Olhos do Ceará (IBOC), Lisiane Paiva Alencar; do espírita Nelson Santos e o pastor evangélico, Mardônio Maciel.