A Polícia Militar do Ceará, por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resgatou, na manhã desta sexta-feira (2), no município de Crato – Área de Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado – um cachorro da raça pitbull com sinais de maus-tratos. A ação contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Crato.
Uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) foi verificar uma denúncia sobre um cachorro que estava vivendo em condições de maus-tratos, em uma residência no bairro Seminário e iniciou diligências.
Ao chegar no local indicado, os policiais encontraram o cão, com aspecto de desnutrição, amarrado em uma corda curta, exposto ao sol e a chuva em um ambiente insalubridade, privado de comida e água. Além disso, foi visualizado pela composição vários ferimentos no corpo do cachorro, como também as duas orelhas cortadas – prática esta conhecida como conchectomia que é considerada criminosa pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária desde 2008.
O animal foi encaminhado para Unidade Veterinária Lessa, do município do Crato, onde recebeu os primeiros atendimentos e continuará internado até a sua reabilitação. O caso foi registrado na Delegacia Regional do Crato, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que investiga o caso, visando localizar o tutor do animal.