O Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas, promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), teve início na última quinta-feira, dia 25, e seguirá até domingo, dia 28, na Arena Aeroporto em Sobral. As 21 quadrilhas vencedoras das etapas do Festejo Ceará participarão da competição estadual, que vai definir as três melhores quadrilhas de 2024.
Representando 16 municípios cearenses, além da capital, Fortaleza, as quadrilhas participantes são de Parambu, Itapipoca, Quixeramobim, Croatá, Itapiúna, Ipú, Milagres, Itatira, Crateús, Cascavel, Pacajus, Quixeré, Iguatu, Juazeiro do Norte e Jaguaruana.
O evento contará com diversos espaços temáticos com cenografia para encantar o público. A Arena Princesas e Tapuios será o espaço com arquibancadas e um quadrilhódromo, por onde desfilarão as 21 quadrilhas em destaque neste ano. Como evento que preza pelo patrimônio cultura do nosso Ceará, o público poderá prestigiar rodas de conversas com mestras e mestres da Cultura no Espaço Mestres da Tradição – Mestre Panteca. Já a Feira de Artesanato e Mercado da Roça: Mestra Dona Rita reunirá riquezas do artesanato e da culinária junina. O palco Vitrola Junina – Rapaz Latino-Americano está sendo montado para receber toda a programação artística e musical. E ainda há a Vila Sobral e o Santo Antônio Casamenteiro – Meu bem, vem viver comigo” para o público de todas as idades se entreterem nos intervalos das programações. “O Campeonato Estadual é aguardado com grande expectativa pelos quadrilheiros do Ceará. É certeza que teremos espetáculos de música e dança que vão encantar o público, com coreografias tradicionais e figurinos ousados e coloridos”, diz Jéssica Ohara, da Secretaria de Cultura do Ceará.
Neste ano, o evento homenageará cinco personalidades da cultura de Sobral: o jornalista Gilmar de Carvalho, o pintor Raimundo Cela, o cantor Belchior, a mestra da cultura conhecida como Mestra Rita e o pintor Zenon Barreto.
O Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas é uma iniciativa da Secult Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral e produção da Assum Preto Produções. A programação completa está disponível no perfil do Instagram @festejocearajunino e no site da Secult Ceará (www.secult.ce.gov.br).
Saiba Mais
O apoio contínuo e crescente do Governo do Ceará, por meio do edital Ceará Junino, tem contribuído para a profissionalização do movimento de quadrilhas juninas no estado. Na sua vigésima quarta edição, o Ceará Junino recebeu um aumento de investimento, totalizando R$ 5.077.500,00 do Fundo Estadual da Cultura para apoiar 21 festas regionais em todas as macrorregiões do Ceará e o Campeonato Estadual. Esse suporte beneficia mais de 140 quadrilhas no total, que realizam mais de 250 apresentações entre junho e julho, sem falar no incremento da economia dos municípios por onde o festival aconteceu.
Apresentações de quadrilhas por todo o Ceará
Durante o XXIV Festejo Ceará Junino, a programação abrangeu 21 etapas que ocorreram entre 14 de junho e 14 de julho. Um total de 18 cidades participaram do festival, onde foram selecionadas as campeãs para competir no Campeonato Estadual. Entre as cidades participantes estão Fortaleza, Barbalha, Itatira, Quixeramobim, Nova Russas, Tarrafas, Alto Santo, Jaguaruana, Croatá, Cariré, Itarema, Redenção, Ubajara, Pacajus, Quixelô, Tauá, Pacajus e General Sampaio.
Seminário “O Ceará é todo Junino: diversidade no grande São João cearense”
Nos dias 26, 27 e 28 de julho, a cidade de Sobral também será o epicentro de um importante evento cultural: o Seminário “O Ceará é todo Junino: diversidade no grande São João cearense”. A Casa da Cultura, o Cine Faulb Rangel e a Galeria Amarela serão os espaços que receberão debates e reflexões sobre a riqueza do São João cearense. Na sexta-feira (26), a mesa “Grandes eventos no São João do Ceará” trará representantes do São João de Maracanaú e do Festival de Quadrilhas Uruoca – FGU, com o representante da Prefeitura de Maracanaú Reginaldo Silva Kennedy Aquino (Prefeitura de Uruoca) e mediação de Simone Passos, seguido pela exibição do documentário “Mestras das Tradições Junina”.
No sábado (27), o foco do debate será no “Patrimônio Cultural e Políticas Públicas no São João do Ceará” e a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, com Profa. Dra Sandra Nancy (URCA), Eliza Gunther (curadora do CJ24), Emmanuel Bastos (COPAM Secult Ceará) e mediação do historiador Aterlane Martins (curador do CJ24), além da exibição do documentário “As Histórias dos Antônios que não são santos”.
Já no domingo (28), a roda de Conversa “O São João e as Quadrilhas Juninas de Sobral” acende o debate sobre a tradição junina local, com a participação de grupos como Estrela do Luar, Flor do Campo, Luar do Sertão e Pisa na Fulô, com a mediação do mestre Raimundo Claudino.
Serviço
Programação da Arena Princesas e Tapuios
25/7 – quinta-feira
20h – Quadrilha Infantil Maria Flor (Pentecoste)
20h50 – Boi Paz no Mundo (Sobral)
21h30 – Abertura oficial do XXIV Festejo Ceará Junino
22h – Pisa na Fulô (Sobral)
23h – Quadrilha do Neno (Parambu)
00h – Fogo Jovem (Itapipoca)
26/7 – sexta-feira
19h – Quadrilha Infantil Junina Encanto da Serra (Meruoca)
20h – Quadrilha da Diversidade Arraiá Cumade Chica (Meruoca)
21h – Arraiá do Conselheiro (Quixeramobim)
22h – Flor de Coroatá (Croatá)
23h – Beira Lixo (Camocim)
00h – Caju Artes (Itapiúna)
01h – Fiapo de Trapo (Cascavel)
27/7 – sábado
19h – Arraiá da Juventude (Ipú)
20h – Explosão Nordestina (Fortaleza)
21h – Ceará Junino (Fortaleza)
22h – Zé Testinha (Fortaleza)
23h – Império Nordestino (Milagres)
00h – Folia no Sertão (Itatira)
01h – Filhos da Roça (Crateús)
28/7 – domingo
18h – Flor do Caju (Pacajus)
19h – Festeja Siará (Quixeré)
20h – Geração Junina (Iguatu)
21h – Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)
22h – Filhos do Sol (Jaguaruana)
23h – Arraiá do Bairro Ellery (Fortaleza)
01h – Resultado Final
Programação do palco Vitrola Junina – Rapaz Latino Americano
27/7 – quinta-feira
23h – Show Forró das Antigas, com Iara Pamella, Lucinha Owens, Joelma Rios e Bete Nascimento
26/7 – sexta-feira
23h – Show Fervilhando na Vitrola Junina Rapaz Latino Americano
28/7 – sexta-feira
00h – Show Fervilhando na Vitrola Junina Rapaz Latino Americano
29/7 – sábado
23h – Show: Regional Só Alegria “Junina Luar do Sertão”
30/7 – domingo
22h – Show: Regional Viver é uma arte “Quadrilha Estrela do Luar (Sobral)”
00h – Rodyelle Oliveira & Banda
Programação Seminário “O Ceará é todo Junino: diversidade no grande São João cearense”
Data: 26, 27 e 28 de julho, sexta, sábado e domingo
Local: Casa da Cultura | Cine Faulb Rangel | Galeria Amarela (Av. Dom José, 881 – Centro, Sobral)
26 de julho, sexta-feira
Horário: 10h às 12h
– São João de Maracanaú: o maior São João do Planeta;
– Festival de Quadrilhas Uruoca (FGU): o maior São João do interior do Ceará;
– Exibição do documentário “Mestras das Tradições Junina”, da União Junina do Ceará
27 de julho, sábado,
Horário: 14h às 16h
– A diversidade junina na Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha;
– O Ceará Junino: uma política pública em perspectiva;
Exibição do documentário “As Histórias dos Antônios que não são santos”, de Marcos Evangelista.
28 de julho, domingo,
Horário: 10h às 12h
– Roda de Conversa “O São João e as Quadrilhas Juninas de Sobral”
– Estrela do Luar, Flor do Campo, Luar do Sertão, Pisa na Fulô.