O serviço de urgência e emergência em politrauma do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Limoeiro do Norte, realizou, no primeiro semestre de 2024, 5.148 atendimentos. Inaugurado no dia 21 de agosto de 2023, o setor realiza diversos procedimentos de alta complexidade e é referência na região.
Dentre os serviços ofertados estão neurocirurgia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia vascular, cirurgia ortopédica e cirurgia plástica. A demanda, que antes era regulada para as unidades de saúde localizadas em Fortaleza, atende a municípios do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, aumentando as chances de sobrevivência para os casos mais complexos, como os acidentes graves de trânsito, por exemplo.
Francisco Felipe Ferreira, de 20 anos, é proveniente de Limoeiro do Norte e sofreu uma fratura no punho. Ele foi atendido no HRVJ no mês de junho. A cirurgia foi um sucesso e, segundo ele, está correndo tudo bem no pós-cirúrgico. “O hospital tem muitos profissionais de ótima qualidade, disciplinados, bem extrovertidos e super carinhosos com os pacientes, nunca vi um hospital tão organizado. Você se sente como se estivesse em casa. Super recomendo. Tive um ótimo atendimento desde a recepção até a cirurgia. Gostei demais da recepção dos enfermeiros, médicos, entre outros profissionais. Tem enfermeiras a cada hora indo até você, se preocupando com o bem-estar e recuperação dos pacientes”, destacou.
De janeiro a junho foram feitos 2.254 procedimentos cirúrgicos, sendo distribuídos da seguinte forma: 1.690 procedimentos ortopédicos, 199 neurocirurgias, 241 cirurgias bucomaxilofaciais, 77 cirurgias vasculares e 47 cirurgias plásticas. O coordenador de enfermagem do setor, Allysson Henrique, explica que o serviço oferta à população um atendimento com qualidade em um menor tempo. “A viabilidade que os pacientes têm de ser acolhidos por profissionais especialistas, na sua própria região, é um grande benefício para a população. Muitas vidas sendo salvas e muitas famílias otimistas, graças a um serviço que está mais perto do povo do interior”, destaca.