quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Estudantes participam de premiação do 16º concurso de frases e desenhos do Hemoce

Nessa quinta-feira, 20, foi realizada a cerimônia de entrega das medalhas e certificados dos estudantes selecionados no 16º Concurso de frases e desenhos, promovido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – HEMOCE. Três estudantes da Rede Municipal de ensino de Juazeiro do Norte foram selecionados. Os discentes Ana Sofhia Dutra Souza, do 4º ano da Fundação Educacional Rotary, e Wesley Silva Lemos, do 9º ano da EEF Pelúsio Correia de Macêdo, foram destaques na categoria desenho, anos iniciais e finais, respectivamente. Já na categoria de vídeo, o estudante Lucas Gabriel Pereira Aguiar, matriculado no 7º ano da Escola José Geraldo da Cruz, foi premiado.

Os estudantes estavam acompanhados pelo núcleo gestor das unidades de ensino, bem como por familiares. O aluno Wesley Lemos falou sobre o que aprendeu ao produzir o desenho: “Você doa o sangue para salvar inúmeras vidas, doa sem saber para quem vai, pois o importante é ajudar. Então, acabei colocando no meu desenho um homem jovem fazendo a doação e uma mãe em tratamento de câncer recebendo esse sangue. Assim, o rapaz salvou uma vida inteira”, ressaltou.

A ação, que acontece anualmente e movimenta toda a comunidade escolar, teve como objetivo informar e conscientizar os jovens sobre a importância da doação de sangue. Os 36 trabalhos vencedores irão compor o calendário de 2025 do Hemocentro. Nesta edição, foram enviados mais de 11 mil trabalhos, sendo 8.477 desenhos, 2.948 frases e 103 vídeos. A instituição informou ainda que o Cariri foi a região que teve mais alunos premiados.

O concurso, a nível estadual, foi direcionado aos alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e Ensino Médio. Por meio de desenhos, frases e vídeos enviados por e-mail, os participantes puderam, de maneira lúdica, incentivar e contribuir para a conscientização da solidariedade, cidadania e responsabilidade social.

A diretora de monitoramento, controle e avaliação pedagógica da Seduc, Terezinha Sousa, destacou o quanto a parceria contribui na formação dos estudantes: “Todo ano fazemos uma grande articulação nas escolas da nossa rede, pois essa temática desperta nos alunos a vontade de conhecer, de ser um multiplicador e de, futuramente, ser um doador. É, sem dúvida, um momento ímpar”, pontuou.

O Hemoce ressaltou a parceria e o trabalho de apoio das escolas da rede municipal de ensino, que assumem o compromisso de promover a doação de sangue através do concurso.

Outros Posts