Desde a sua inauguração, a Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAA) Lessa, tem feito o diferencial no cuidado dos animais domésticos daqueles que mais precisam. Até o momento, cerca de 1.400 castrações já foram realizadas, em cães e gatos. O público prioritário são tutores em situação de vulnerabilidade social, bem como protetores independentes e ONGS.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende a castração como o método mais eficiente e ético para lidar com o problema de ninhadas não desejadas, evitando uma série de problemas ambientais, como o abandono de filhotes, e o aumento do número de animais domésticos nas ruas.
Para a coordenação de bem-estar animal, ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a realização das castrações influenciará consideravelmente no controle populacional de animais. “Essa era uma demanda da área, que a administração municipal tem priorizado desde a inauguração da UPAA”, comentou.
Informações sobre as castrações
Os animais que podem ser castrados são cães e cadelas com idade mínima de 8 meses; gatos com idade mínima de 8 meses; e gatas com idade mínima de 6 meses. O agendamento é feito diretamente com a UPAA Lessa, e todos os animais passam por avaliação clínica prévia para classificar se estão aptos a realizar o procedimento.
Para o atendimento, os tutores devem apresentar comprovante de residência no Crato; e papel do NIS ou conta de luz com “baixa renda”. E para ONGs e protetores independentes devem estar cadastrados junto à SEMMA. Para agendar as castrações junto à UPAA Lessa, deve-se contatar o WhatsApp: (88) 9.9900-4675 ou na sede, diariamente, das 15h às 16h30.