Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou que no ano de 2023, o setor do agronegócio brasileiro atingiu uma marca histórica ao gerar uma receita de US$ 166,55 bilhões, registrando um aumento significativo de US$ 7,68 bilhões em comparação com o ano anterior, representando um crescimento de 4,8%.
Esse desempenho excepcional consolida ainda mais a posição do agronegócio como um dos pilares econômicos do país. Em 2023, o setor foi responsável por impressionantes 49% do total das exportações brasileiras, destacando sua importância para a balança comercial nacional. O mês de janeiro do mesmo ano registrou um recorde absoluto de abertura de mercados nos últimos cinco anos. Foram oito novas aberturas, totalizando 87 novos mercados.
Os avanços em acordos comerciais foram fundamentais para impulsionar as exportações, possibilitando a diversificação dos produtos agrícolas brasileiros. Os esforços resultaram na abertura de novos mercados em cinco países diferentes, incluindo Ásia, Américas e África.
*Por Bianca Duarte com supervisão de Pedro Paulo Vieira