O Centro de Operações de Emergência (COE) dedicado ao combate à dengue e outras arboviroses, foi inaugurado no último sábado (3) em Brasília. Instalado na sede da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e sob a gestão operacional do Departamento de Emergências em Saúde Pública, o COE foi criado com o objetivo de agilizar o monitoramento e acompanhamento da dengue em todo o país.
A iniciativa do Ministério da Saúde tem como missão planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas como a resposta à dengue e outras arboviroses. Além disso, o COE articulará ações de enfrentamento com os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais instituições do poder público..
Durante a inauguração, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, aproveitou para citar o constante empenho do ministério no combate a dengue destacando os esforços do ministério para ampliar o acesso da população às vacinas Qdenga (vacina contra dengue), produzidas pelo laboratório japonês Takeda, e Butantan-DV, em desenvolvimento pelo Instituto Butantan.
O Brasil tornou-se o primeiro país a disponibilizar vacinas contra a dengue no sistema público de saúde. O Ministério da Saúde adquiriu 6,5 milhões de doses do imunizante para 2024 e 9 milhões para 2025, representando a maior aquisição do imunizante no mundo.
*Por Bianca Duarte com supervisão de Pedro Paulo Vieira