O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que convocará cerca de 4,3 milhões de brasileiros, aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios prolongados, para realizar a prova de vida. Desde 2023, o próprio INSS é quem realiza a comprovação de vida do beneficiário, por meio do cruzamento de dados, como certidão de vacinação, por exemplo. Apesar disso, existem casos em que não é possível realizar essa constatação, sendo responsabilidade do cidadão beneficiário realizar sua própria prova de vida.
Nos casos em que não é possível a constatação prévia pelo INSS, os beneficiários são notificados por meio do aplicativo Meu INSS, pela Central 135 ou via notificação bancária. Segundo o órgão, os cidadãos que se encontram nesta situação nasceram no período de janeiro a março. Conforme o INSS, notificações já foram enviadas a todos os titulares.
A prova de vida pode ser realizada através do aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências bancárias onde recebem seus benefícios. Caso os beneficiários não realizem o exame de prova de vida em até 60 dias após o recebimento da notificação, o pagamento poderá ser bloqueado.
Por Rafael Silva com supervisão de Pedro Paulo Vieira