Barbalha, através da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos, e em parceria com o Instituto Idear, o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI) e a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, realizou nesta sexta-feira (26) no Auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), a aula inaugural do Projeto Chá Tecnológico e Social Itinerante.
Com o objetivo de promover a autonomia e a qualidade de vida da população idosa, o projeto visa capacitar 40 idosos residentes em Barbalha, proporcionando-lhes acesso e familiaridade com tecnologias do cotidiano. A turma do projeto é composta por 40 idosos criteriosamente selecionados, que atendem a requisitos como idade igual ou superior a 60 anos, habilidades básicas de leitura e escrita, residência em Barbalha e disposição para participar ativamente das atividades propostas. Durante a aula inaugural, os alunos foram agraciados com kits contendo tablet, apostila, fone de ouvido, carregador e camiseta.
Ao longo de quatro meses, os beneficiários terão acesso a aulas online, atendimento individualizado e minicursos em diversas áreas do conhecimento, com foco em ampliar o interesse dos participantes em diferentes áreas, promovendo novos hábitos e opções de uso do tempo, visando a melhoria da qualidade de vida. Além disso, os participantes também terão momentos de formação cidadã e a oportunidade de participar de rodas de conversas.
Essa iniciativa conjunta ressalta a importância da parceria entre a Prefeitura e outras entidades para promover o bem-estar e a inclusão social da população idosa de Barbalha. Ao enfatizar a colaboração entre diferentes órgãos, o projeto demonstra um compromisso conjunto em atender às necessidades e aspirações das pessoas idosas, fortalecendo os laços comunitários e incentivando o desenvolvimento integral de seus participantes.