Neste ano de 2024, a rede municipal de ensino do Crato passa a contar com um novo projeto de estímulo educacional: o Cientista do Futuro. Criado em agosto do ano passado, o projeto oferece bolsas de iniciação científica júnior no valor de R$200,00 mensais para os estudantes da rede selecionados.
O objetivo do projeto é integrar os estudantes do município em atividades de monitoria nas Escolas de Ensino Fundamental II, por meio do incentivo financeiro. A concessão das bolsas será destinada aos estudantes que se destacaram em competições acadêmicas e científicas reconhecidas, realizadas entre janeiro e dezembro do ano anterior ao recebimento da bolsa.
A seleção dos beneficiários, assim como a distribuição das bolsas, ocorrerá após um processo seletivo de avaliação. Como o projeto entrou em vigor neste ano, ainda não há valores a serem pagos aos alunos.
A Secretaria de Educação espera que, com esse projeto, os alunos se sintam motivados a participar de atividades de pesquisa e ciência, como as olimpíadas realizadas no Brasil.
Por Rafael Silva com supervisão de Pedro Paulo Vieira