Durante este mês de janeiro o Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), vai realizar a oficina “Xilogravura para iniciantes” com o artista José Lourenço. Serão dispostas duas turmas, a primeira marcada para acontecer nos dias 17, 18 e 19, e a segunda nos dias 24, 25 e 26.
As aulas serão ministradas das 9h às 12h, na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (Estação inferior), de forma gratuita e aberta ao público em geral. As pessoas interessadas podem se inscrever por meio de formulário on-line disponível nas redes sociais do Equipamento. Cada turma disponibiliza 15 vagas.
A Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto, estação inferior que dá acesso ao Teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, fica localizada na Avenida do Agricultor, nº 1334, Salgadinho, Juazeiro do Norte.
Sobre a oficina
A oficina “Xilogravura para iniciantes” terá como foco a história da técnica milenar de talhar madeira e como esse procedimento chegou ao Cariri cearense, se tornando hoje um dos maiores símbolos da arte nordestina.
Serão trabalhados aspectos do desenho, da utilização de ferramentas como goiva, formão, técnicas de impressão e a impressão em papel. Ao final da oficina, as pessoas participantes terão sua própria matriz e sua xilogravura impressa, além de terem a oportunidade de visitar a Lira Nordestina, centro de registro e memória da impressão de folhetos de cordéis do Nordeste.
Sobre José Lourenço
José Lourenço Gonzaga é nascido em Juazeiro do Norte, no Ceará, em 10 de dezembro de 1964. Iniciou a sua vida artística ainda menino na Lira Nordestina, antiga tipografia São Francisco fundada por José Bernardo da Silva, no final dos anos 70. As primeiras xilogravuras surgiram em 1986 como ilustração para capas de cordéis e rótulos de propaganda.
Desenvolveu o álbum “Vida do Padre Cícero” em 1990 que foi premiado pelo XII Salão de Abril em 1991, produzindo vários outros álbuns como: “Vida e Poesia do Patativa do Assaré”, “Via Sacra”, “Lira Nordestina” e o “Gonzagão” para o livro “O Rei e o Baião”.
Ministrou oficinas de xilogravuras, participou de diversas feiras, eventos e exposições nacionais e internacionais. Destacam-se as bienais do livro em Fortaleza e São Paulo, a feira internacional de Milão “Artigiano in Fiera” de 1 a 9 de dezembro de 2018.
Recentemente, participou de forma online do Lives Cultura e Tradição realizado pelo Sesc Fecomércio CE, Arte Popular na Chapada do Araripe realizada pela Fundação Casa Grande, e o Festival Nordestino de Economia Criativa realizado pelo SEBRAE CE em 29 de setembro de 2020.
Complexo Ambiental Caminhos do Horto
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), gerido pelo Instituto Dragão do Mar. É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do “Padim”. As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.