quarta-feira, 01 de janeiro de 2025

Ministério da Educação disponibiliza calendário do SISU 2024; inscrições começam em 22 de janeiro

O Ministério da Educação disponibilizou no último dia 29, o calendário do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024. As inscrições para a edição deste ano começam no próximo dia 22 janeiro e se estendem até o dia 25 do mesmo mês. Os resultados da chamada regular serão disponibilizados no dia 30 de janeiro, no site oficial do SISU.

Em 2024, serão ofertadas 264.254 vagas para cursos de graduação em 127 universidades públicas em todo o país. A partir deste ano, o SISU passa a ter apenas uma única etapa anual. As vagas serão distribuídas entre o primeiro e o segundo semestre de 2024. O participante que se inscrever poderá ter sua aprovação deferida já para o ingresso no primeiro semestre ou somente para o segundo semestre letivo. O candidato não poderá optar pela escolha entre o primeiro e o segundo semestre. A seleção de ingresso é automática, e será feita através do ranqueamento das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O período para as matrículas dos aprovados na chamada regular deverão ser feitas entre os dias 01 a 07 de fevereiro. O candidato aprovado deverá estar ciente das datas, horários e locais disponibilizados pela instituição de ensino no qual foi aprovado, para que consiga efetuar sua matrícula.

Podem se inscrever no SISU 2024 todos os candidatos que participaram da edição de 2023 do ENEM, desde que não tenham zerado a prova de redação e não tenham realizado a prova do ENEM na condição de “treineiro” – estudantes não concluintes do ensino médio que fazem a prova apenas como forma de autoavaliação.

A lista de Espera também mudou

As inscrições para a Lista de Espera (vagas não preenchidas) iniciam no dia 30 de Janeiro e ficam abertas até o dia 7 de fevereiro. O ingresso do candidato na lista de espera não é automático. Portanto, cabe ao participante o dever de manifestar, dentro do prazo determinado, o seu interesse em participar da lista de espera.

Em 2024, a Lista de Espera também sofreu alterações. Agora, as Instituições participantes poderão utilizar a lista de espera ao longo de todo o ano letivo. Nesse caso, o participante poderá ter o seu ingresso no ensino superior durante todo o ano em vigência. Mas, é preciso atenção! Cada universidade terá autonomia para criar suas próprias regras sobre o preenchimento das vagas da lista de espera. É preciso que o participante esteja atento à publicação dos editais da instituição escolhida anteriormente.

Nova Lei de Cotas

Outra mudança significativa na edição do SISU 2024 refere-se aos candidatos cotistas. Este ano, esses candidatos iniciarão a disputa pela vaga a partir da ampla concorrência, competindo com os demais concorrentes. Aqueles cuja aprovação não ocorrer na ampla concorrência serão automaticamente direcionados para a disputa nas vagas reservadas para cotistas. Essa mudança segue a atualização da Lei de Cotas, ocorrida em novembro de 2023.

Nas edições anteriores, os participantes tinham que escolher entre disputar nas vagas destinadas somente aos cotistas ou somente na modalidade de ampla concorrência.

Outra mudança ocorrida é na Renda Familiar Bruta Per Capita. Conforme as novas diretrizes, metade das vagas destinadas a candidatos oriundos da escola pública, deve ser preenchida por candidatos com Renda Familiar Bruta Per Capita de até 1 salário mínimo. Anteriormente, a linha de corte da renda se estendia até 1,5  salários mínimos.

A atualização da Lei de Cotas também incluiu como beneficiários das cotas raciais os candidatos quilombolas. Além dessa mudança, agora o número de vagas reservadas às cotas serão determinadas a partir dos dados do último censo demográfico do IBGE de cada estado. A divisão levará em conta a quantidade de pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Essas mudanças nas vagas destinadas às cotas buscam aumentar o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade social e promover a diversidade no ensino superior.

Resumo das Datas do SISU 2024

Inscrições: 22 a 25 de janeiro

Resultado da Chamada Regular: 30 de Janeiro

Período de Matrículas: 01 a 07 de Fevereiro

Lista de Espera: 30 de Janeiro a 07/02

 

*Por Rafael Silva, com supervisão de Pedro Paulo Vieira

Outros Posts