Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro se preparam para participar da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League Challenge, que ocorre nos dias 1º, 2, e 3 de dezembro. Pela primeira vez, o evento será sediado em Juazeiro do Norte. O torneio é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e reunirá equipes do Norte e do Nordeste. Os classificados nesta etapa seguem para a fase nacional, que acontecerá em 2024, na capital federal.
O Torneio desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia, além de incentivar e despertar o interesse dos jovens pela ciência. O evento acontece anualmente, e cada temporada traz um tema diferente. Na edição deste ano, os projetos devem ser desenvolvidos de acordo com a temática “MasterPiece” que está ligada ao mundo das artes aliado às tecnologias.
As sete equipes que irão representar a Rede Municipal de Ensino são das escolas João Alencar de Figueiredo, Pelúsio Correia de Macêdo e Jerônimo Freire dos Santos. Os estudantes integram o Projeto Fábrica de Robôs, que é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Sesi. O projeto atende 210 alunos da Rede Municipal. As atividades são semanalmente, durante o período do contraturno, sendo mediadas através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), fazendo uso de linguagem de programação e robôs. São sete turmas, com 30 alunos cada.
As equipes, formadas por 10 estudantes cada, são: Black Panther, Dragon Young Tech, Suindaras, Young Eagles, Eternal Flames, IUÁ e Griffin Robotic´s. O estudante Zaion Badger, da Griffins Robotic´s, destacou o aprendizado que está tendo durante todo o processo. “Está sendo muito bom aprender cada vez mais aqui, é uma oportunidade única”, pontuou.
Os treinamentos para a competição estão sendo realizados na sede do Sesi em Juazeiro. Os integrantes devem construir robôs baseados na tecnologia Lego, programados para cumprir uma série de missões em um tempo cronometrado.