Para combater o racismo estrutural, dentre várias ações, as formações e atividades educativas têm papel fundamental. A máxima é conhecer para respeitar. Desta forma, na manhã desta segunda-feira, 6 de novembro, profissionais da rede de proteção básica participaram do minicurso “Racismo Estrutural e Institucional e Povos de Terreiro”, com os professores Samuel Morais e Yáscara Rodrigues, com a participação da umbandista Micaele Bezerra.
O professor Morais apresentou os conceitos do racismo estrutural e institucional, com a proposta de que, a partir da discussão, os profissionais da rede de proteção básica possam ressignificar o olhar para a existência desse público.
“Vocês conhecem e reconhecem os povos de terreiros nos seus territórios de atuação? O município incentiva a assistência a esses povos? Quero levantar esses questionamentos para sairmos daqui com ações propositivas. Hoje é um dia histórico para a cidade, por estarmos aqui com uma fala de denúncia e também com a fala propositiva e de acolhimento”, comentou.
Os profissionais puderam debater e conversar sobre abordagens em seus locais de trabalho e pensar de que forma podem incluir essa população considerada invisibilizada. Para Micaele Bezerra, o respeito constrói essa relação. “A gente só espera que vocês, enquanto profissionais, acolham com respeito os povos de terreiros, e como seres humanos, atendam com humanidade”, afirmou.
Também participaram do encontro o vice-prefeito, André Barreto, a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Janayna Leite Silva, e Raiza Aquino, coordenadora da Proteção Social Básica da SMDS Crato.
Programação
A programação da campanha segue até o dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra. Confira as atividades e participe.
Dia 7 de novembro
10h – Roda de conversa com o Baba Edylson de Omolu.
Local: Ilê Asé Omo Ayê – Primeira casa de Candomblé da cidade do Crato
16h – Visita aos Barracões e Terreiros – Aniversário de Mãe Kum (Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará) – Terreirada com grupos culturais.
Local: Templo de Umbanda Santa Bárbara Amor e Fé
19h – CinemÁfrica ao Luar – Exibição do documentário “Violação do túmulo da Beata Maria de Araújo”.
Local: Sede do GRUNEC – Rua Coronel Secundo, 287, Centro
10 de novembro
17h – Feira da Marcha das Mulheres Negras
Local: Sede do GRUNEC – Rua Coronel Secundo, 287, Centro
14 de novembro
10h – Homenagem aos mais velhos da Umbanda e do Candomblé: Ancestralidade das religiões de matrizes africanas.
Local: Prefeitura Municipal do Crato
18h – Juventude Preta viva – FESTIVAL Samba, Música Clássica e Hip-Hop
Local: Cruzamento das Ruas Cego Aderaldo com a Padre Ibiapina, na altura do número 51, Alto da Penha.
Grupos: Vila da Música e Batalha de Cristo
16 de novembro
18h – IV Edição Visibilidade e Resistência. Meus Tambores, Minha Voz
Local: Encosta do Seminário
20 de novembro
7h30 – V Marcha das Mulheres Negras do Cariri
Local: Prefeitura Municipal do Crato