Profissionais, estudantes, pesquisadores, professores e pacientes estiveram na Praça Siqueira Campos para a comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. O evento aconteceu no último sábado,14. Os cuidados paliativos são importantes para proporcionar qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.
A ação é articulada pela equipe do Ambulatório de Dor no Câncer e Cuidados Paliativos, vinculado à Secretaria de Saúde do Crato, juntamente aos membros do Grupo de Educação e Pesquisa em Dor e Cuidados Paliativos (GEPPALLIUM/URCA), e abordou o tema “Comunidades Compassivas – Juntos pelos cuidados paliativos”.
A manhã foi animada pela Banda de Música do Crato e o músico Raphael Belo Xote, com apoio das empresas Farmácia Roval Cariri, Laboratório Vicente Lemos e Senac Crato, que também realizaram ações de saúde junto aos participantes.
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos convoca todas as comunidades – hospitais, unidades de saúde pública, voluntários e instituições – para um trabalho multidisciplinar que busque alcançar a excelência no cuidado dos pacientes e suas famílias.