Não só no Ceará, mas em todo o Nordeste do Brasil, o último quadriênio do ano, conhecido como “B-R-O BRÓ”, já é tido como o mais quente ciclo anual. Contudo, em 2023, os recordes de emissão de gases de efeito estufa em todo o planeta deixaram o período mais aquecido do que o normal. Assim, se os cuidados com o corpo eram intensos nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, neste ano, devem ser redobrados.
No corpo, a água desempenha papel fundamental, sua atuação regula temperatura, auxilia no funcionamento dos órgãos e na eliminação de toxinas. E para manter a quantidade adequada de água na pele é importante aplicar hidratante todos os dias, aumentar a ingestão de líquidos, abusar da água, de suco de frutas e água de coco.
A dermatologista Rose Guilhon, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ressalta que a pele é o maior órgão do corpo humano, uma espécie de capa protetora dos demais órgãos. “Devemos cuidar bem dela para que seja uma ótima barreira de proteção contra as agressões do sol, de fungos, vírus, bactérias, de substâncias químicas e físicas. E sendo ela responsável pela regulação da temperatura do corpo e pela eliminação de substâncias é muito relevante mantê-la saudável”, destaca Rose.
O consumo de alimentos ricos em água é grande aliado na hora de manter o organismo hidratado, além de beneficiar o metabolismo, reduzir a retenção de líquidos e regular a pressão arterial, uma vez que têm propriedades diuréticas. Frutas, verduras e legumes dominam esse segmento por serem grandes aliados na hora de cuidar da saúde. No áudio abaixo, a nutricionista Samia Abreu fala sobre o bem-estar que tais alimentos proporcionam.
O protetor solar evita doenças
É importante passar protetor solar em toda a área da pele que fica exposta ao sol, mesmo que a pessoa não fique em contato direto com os raios solares. Usar protetor solar diariamente e com o Fator de Proteção Solar (FPS) adequado ao tipo de pele é importante para evitar o envelhecimento precoce da pele e o seu ressecamento, além de prevenir o desenvolvimento de doenças, como o câncer de pele.
“O FPS é o índice que determina o tempo que a pessoa pode permanecer ao sol sem produzir eritema, ou seja, sem deixar a pele vermelha. Com este calor ampliado, é imprescindível aplicarmos uma quantidade generosa de protetor solar e estar sempre reaplicando-o”, aconselha Rose. No caso de ir à praia ou à piscina, a recomendação é a de que o protetor solar seja utilizado 20 a 30 minutos antes da exposição solar e seja novamente aplicado a cada 2 horas.
A importância de ingerir líquidos
É importante manter o corpo hidratado. Para isso, é eficiente beber, por dia, pelo menos de dois a três litros de água ou de outros líquidos, como suco ou chá. Além de regular a temperatura, a água também transporta nutrientes essenciais para as células, ajudando na remoção e eliminação de substâncias nocivas ao organismo. É através dela que os nutrientes chegam à pele, contribuindo para manter uma boa elasticidade.
Vale ressaltar que o uso, em excesso, de bebida alcoólica, não é recomendado. Em dias com muito calor, menos ainda. Quando ingerido, o álcool promove a perda de água, provocando rápida desidratação. Uma das médicas em Saúde do Trabalho da Cagece, Neli Feitosa, salienta que o aumento da ingesta hídrica nesse período é importante para prevenção de algumas doenças inflamatórias, infecciosas e respiratórias.
“Além de contribuir com a melhor digestão, absorção de nutrientes e com a eliminação de toxinas do nosso corpo, é importante que associemos a ingestão de líquido ao consumo consciente em outras ações. Quando atentamos para o desperdício de água, por exemplo, alimentamos uma consciência socioambiental, que nos concede, inclusive, mais saúde”, explica Neli.
Fundamental manter a pele limpa e hidratada
Dormir sem maquiagem é fundamental para evitar irritação e obstrução dos poros. O uso em excesso do esfoliante pode causar desequilíbrio na pele. A escolha do tipo de sabonete é fundamental para que a limpeza seja adequada. Os sabonetes em barra são os que mais causam danos, caso seu uso seja contínuo, pois, geralmente, são mais alcalinos. Portanto, é mais apropriado não usar este tipo de sabonete direto na pele, prefira fazer a espuma com as mãos e aplicá-la em todo o corpo.
E, atenção, o excesso de banho, mesmo que seja só com água, também prejudica a pele, pois remove a gordura e substâncias naturais de hidratação do corpo. Segundo Rose Guilhon, conhecer a própria pele é o primeiro passo para se buscar produtos com ativos eficazes. “Ter a orientação de um especialista em pele é preventivo e necessário para a manutenção da saúde de modo geral”, comenta.