A campanha Outubro Rosa é dedicada à conscientização e combate ao câncer de mama, o tipo mais comum de câncer entre as mulheres em todo o mundo. Reforçando seu compromisso com a saúde, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), por meio do projeto de diagnóstico precoce “Conectados pela Cura”, realizará consultas e exames de mamografia gratuitos para mulheres com mais de 40 anos nas cidades de Barbalha, Jardim e Farias Brito.
Em Barbalha, a ação será exclusiva para as colaboradoras da instituição. A diretora executiva, Irmã Juliana Deyse, OSB, destaca a importância desse ato. “Devemos cuidar de quem cuida. Por isso, estamos priorizando as nossas colaboradoras, que tanto se dedicam aos cuidados dos pacientes”. Ao todo, o hospital deve realizar cerca de 400 atendimentos, buscando diagnosticar precocemente o câncer, afinal, quanto mais rápido for iniciado o tratamento, melhor o prognóstico.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2023 serão registrados cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama no país. O câncer de mama é mais frequente principalmente entre mulheres com 40 anos ou mais. Os sintomas do câncer de mama podem incluir a presença de um nódulo ou massa na mama, alterações na forma ou tamanho da mama, dor na mama ou mamilo, descarga mamilar anormal, pele da mama avermelhada ou com textura de casca de laranja, retração do mamilo e alterações no formato ou tamanho do mamilo.
É importante ressaltar que nem todas as pessoas com câncer de mama apresentam sintomas visíveis ou dolorosos, por isso é fundamental realizar exames de triagem regulares, como a mamografia, para detectar a doença em estágios iniciais, quando as chances de tratamento bem-sucedido são maiores.
O projeto “Conectados pela Cura” é o maior projeto de diagnóstico precoce no interior do Ceará, foi criado para intensificar a política de cuidado integral ao paciente oncológico do Hospital São Vicente, buscando conectar todos os elos que representam a luta contra um tipo específico de câncer. Realiza diversas ações de rastreamento, capacitação e campanhas para o diagnóstico precoce.
Datas das ações:
07/10 – Barbalha – Previsão de 200 atendimentos
14/ 10 – Barbalha – Caso exceda a previsão de atendimentos do dia 07
21/10 – Jardim – Previsão de 100 atendimentos
28/10 – Farias Brito – Previsão de 100 atendimentos