O Mercado Público Walter Peixoto, completamente requalificado pela Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, em 2022, foi o local mais visitado na cidade no mês passado, segundo levantamento da Secretaria de Turismo do Ceará. A administração do equipamento estima que 1.500 a 1800 pessoas passaram por lá, diariamente, no período da tradicional Expocrato.
Muito mais do que um centro comercial, é um espaço de vivência e de expressão cultural do Cariri, revelada na beleza e diversidade do artesanato e na típica gastronomia regional, que são atrativos aos romeiros e turistas do Nordeste e de outras partes do Brasil. As vendas das criativas e bonitas peças de palha, couro e barro da Eva Bezerra aumentaram mais do que 50% em julho.
“Chegaram a 60, 70%. Vendi muito pra gente de Maceió e de São Paulo”, afirmou. Para Dayanna Kelly, o sucesso dos negócios foi um prato específico. “A panelada é a preferência dos devotos do Padre Cícero, que vêm até aqui”, falou.
Além da fachada moderna, o novo Mercado Público Walter Peixoto conta com praça de alimentação no primeiro andar, paisagismo, câmara frigorífica, elevador para idosos e deficientes físicos, sistema de segurança de combate a incêndios, ronda frequente da guarda municipal e limpeza pública sempre em dia. Ainda é devidamente sinalizado contra a LGBTFOBIA e a favor da coleta seletiva. Tem lixeiras para plásticos, vidros e papéis, incentivando ao descarte correto de cada resíduo.
São 313 permissionários divididos em mercearias, bancas de frutas e verduras, lojas de confecções, boxes de carne, peixe e comidas em geral.
“Só tem alegria. Eu acredito que todo mundo está satisfeito”, disse seu José Fernandes. Ele já trabalha no mercado há mais de três décadas. Durante esse tempo, nunca tinha visto uma reforma tão impactante como a que foi realizada pela atual gestão municipal.
“O mercado, hoje, é coisa de primeiro mundo. É o melhor do Cariri, o mais bonito, mais bem construído, mais moderno e mais ventilado”, destacou.