O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou na manhã desta segunda (21), às 10h, a nova campanha de incentivo à doação de sangue. No contexto da Copa do Mundo de 2022, o trabalho do equipamento traz a temática de futebol e convoca a população a fazer parte do time do Hemoce a favor da vida.
Com o slogan Parabéns pela Convocação, as peças da campanha, desenvolvida voluntariamente pela agência Bando Comunicação, faz uma analogia entre a escalação do time de futebol do mundial com a chamada de doadores para compor a seleção do hemocentro.
Para representar a iniciativa, dois doadores, Leandro e Roberta, aprovaram o uso dos nomes no material publicitário. As peças vão circular em todo Ceará por meio de cartazes, outdoors, busdoors, telas digitais e publicações em redes sociais.
De acordo com a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, as campanhas sazonais são oportunidades para incentivar a doação de sangue para diferentes públicos. “Para quem já é doador, vale relembrar a importância do gesto regular. A quem ainda não doou, a ação busca motivar e sensibilizar para dar o primeiro passo. Todos os dias precisamos receber voluntários, pois não existe nenhum substituto para o sangue”, afirma a gestora. “Somente pela doação voluntária e altruísta podemos dar assistência aos pacientes que precisam de transfusão de sangue”, continua.
Para ser um doador, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar.
Veja a programação em Juazeiro do Norte